"Em defesa dos direitos das pessoas com autismo"

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Cuidando do Cuidador

Cuidar não é tarefa fácil, nem mesmo quando o fazemos por desejo ou opção, pois cuidar é permanecer em um estado de atenção permanente, e longos períodos neste estado de tensão podem ser geradores de stress e doenças.
Podemos imaginar que cuidar de um filho, um irmão um pai não é um trabalho e sim um prazer, porem se este ente querido adoece necessitando de maiores cuidados, tempo e dedicação, aumenta nossa tensão, e por um período permanecemos focados e atentos e após o restabelecimento, voltamos a nossa tensão natural.
Mas o que fazer quando escolhemos para nossas vidas o trabalho de cuidar?
Cada um pode e até mesmo deve em algum momento se perguntar o porquê e o para que de suas escolhas, pois alem de lidar com as questões do dia a dia, com as rotinas, temos de conviver com pressões, medos, ansiedades e frustrações freqüentes, que são inerentes ao trabalho de cuidar.
Para cuidar precisamos ter condições mínimas de saúde para oferecer para o outro algo que facilite a vida e traga mais conforto no dia a dia. Não falo só de saúde física, mas também de saúde mental, pois um cuidador que sofre de dores de cabeça freqüente ou dores nas costas terá dificuldade em oferecer atenção e cuidados a outra pessoa. Da mesma maneira uma pessoa depressiva, insone, ou ansiosa demais poderá encontrar barreiras significativas para desenvolver suas atividades.
Pensar em cuidar do cuidador é poder oferecer àquele que cuida instrumentos técnicos, teóricos, físicos e emocionais para desenvolver suas atividades de forma segura e eficiente. Instrumentalizar, apoiar e acolher o cuidador, é oferecer a pessoa que esta sendo cuidada a possibilidade de receber atendimento digno, respeitoso e responsável assegurando ter suas necessidades atendidas.
Ao cuidador cabe buscar recursos de formação continua, ( grupos de estudo, cursos, leituras, discussão de casos), espaços de lazer, convivência familiar e com amigos, ócio, etc....
Só podemos oferecer ao outro aquilo que podemos oferecer para nós mesmos, sendo assim só poderemos ser bons cuidadores, se pudermos buscar e receber cuidados, criando assim um ciclo virtuoso de crescimento e desenvolvimento para todos os atores envolvidos.

Retirado do site: http://www.apaesp.org.br/todospelosdireitos/cuidando.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário