"Em defesa dos direitos das pessoas com autismo"

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Autismo é tema de palestra da SMPD

SMPD - Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Autismo é tema de palestra da SMPD

04/02/2013 » Autor: Raphael Vaz Teixeira
...
Com a sanção da presidente Dilma Rouseff, realizada no fim do ano, as pessoas com Transtorno do Espectro Autista têm os mesmos direitos de todas as pessoas com deficiência. A lei nº 12.674/12, que passou a valer a partir do dia 28 de dezembro, irá oferecer, além de todos os serviços prestados pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), gratuidade em ônibus, cotas em empresas com mais de 100 funcionários e prioridade em atendimento, entre muitos outros.

Para comemorar esse avanço, a SMPD irá promover, no próximo dia 22/02 às 14h, palestra do professor de educação física Rodrigo Brivio, nome de destaque quando se fala em esporte e autismo. O tema da palestra será “A importância da atividade física no processo de aprendizagem da criança com autismo”. A palestra faz parte dos esforços da Secretaria para capacitar profissionais para atender da melhor forma possível os autista, como diz a secretária Georgette Vidor.

Para a secretária, esse é um grande avanço da legislação brasileira. “Depois da aguardada sanção da presidenta, estamos capacitando todos os nossos funcionários para que EM BREVE possamos realizar atendimento digno e que respeite as especificidades do transtorno. Nosso maior objetivo com a palestra e cursos que estão sendo desenvolvidos é oferecer atendimento de destaque, como já é realizado em outras deficiências”, afirma Georgette.

Com a lei, estima-se que mais de dois milhões de famílias em todo o país se beneficiarão da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. A medida também cria um cadastro único com a finalidade de produzir estatísticas nacionais sobre o assunto.

Segundo os especialistas, o autismo é um transtorno do desenvolvimento, que tem como características o padrão de comportamento repetitivo, a dificuldade de interação social e de comunicação verbal. O autismo atinge mais a homens do que a mulheres, numa proporção de 4 para 1.

Um comentário:

  1. Pode me responder por que este é um evento fechado?
    Onde é que ficam os pais de autistas.
    Não lhe parece que está vendo discriminação de setores ligados ao autismo?
    Abraços

    ResponderExcluir