"Em defesa dos direitos das pessoas com autismo"

quinta-feira, 12 de abril de 2012

CURSOS GRATUITOS NA REATECH

Feira Reatech 2012Algumas programações da Feira Reatech (Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade) em 2012, em São Paulo

CURSOS GRATUITOS OFERECIDOS PELA SMPED (SECRETARIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E MOBILIDADE REDUZIDA) – Sala 5 (Piso Superior Convenções)

12 de abril – Quinta-feira – das 14:00 às 18:00 h
Curso: Educação Continuada e Certificação em Acessibilidade.
Com objetivo de fornecer ao profissional conhecimentos específicos sobre leis e normas de acessibilidade para aplicação no contexto da cidade de São Paulo.
Público alvo: Arquitetos, Engenheiros e Profissionais envolvidos na construção e fiscalização de edificações e vias públicas.
Palestrante: Elisa Prado de Assis e Daniella Bertini Ferreira – arquiteta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo.
13 de abril – Sexta-feira – das 10:00 às 13:00 h
Curso: Sem Barreiras – Inclusão Profissional de Pessoa com Deficiência

Com o objetivo de capacitar profissionais de RH e gestores de instituições públicas ou privadas para implementação de um Programa de Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência.
No curso são abordados temas como: Trabalhador com deficiência (conceitos gerais e específicos), acessibilidade e ergonomia, tecnologia assistiva e modelo de Programa de Inclusão Profissional.

Palestrante: Daniela Polzer Delgado – assistente técnica da coordenadoria de projeto e inclusão da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo.
13 de abril – Sexta-feira – das 14:00 às 18:00 h
Curso: Educação Continuada e Certificação em Acessibilidade
Com o objetivo de fornecer ao profissional conhecimentos específicos sobre leis e normas de acessibilidade para aplicação no contexto da cidade de São Paulo.
Público-alvo: Arquitetos, Engenheiros e Profissionais envolvidos na construção e fiscalização de edificações e vias públicas.
Palestrantes: Elisa Prado de Assis e Daniella Bertini Ferreira – arquiteta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo.
14 de abril – Sábado – das 10:00 às 12:00 h
Mesa Redonda: “Como a Educação Inclusiva é vivida na voz de protagonistas”

Um olhar sobre as diferentes fases da educação. Reflexão sobre a relação entre o discurso teórico e a realidade dos processos inclusivos destinados à pessoa com deficiência nas diferentes fases da educação. Reflexão realizada a partir do depoimento de alunos com e sem deficiência e professores.
Palestrantes: Marcia Marolo, pedagoga e Coordenadora Geral de Projetos de Inclusão da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo;
Silvana Drago, pedagoga e Coordenadora do DOT – Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e Floriano Pesaro, sociólogo e vereador da Câmara Municipal de São Paulo.

14 de abril – Sábado – das 14:00 às 18:00 h
Curso: Educação Continuada e Certificação em Acessibilidade

Com o objetivo de fornecer ao profissional conhecimentos específicos sobre leis e normas de acessibilidade para aplicação no contexto da cidade de São Paulo.
Público-alvo: Arquitetos, Engenheiros e Profissionais envolvidos na construção e fiscalização de edificações e vias públicas.
Palestrantes: Elisa Prado de Assis e Daniella Bertini Ferreira – arquiteta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo.
14 de abril – Sábado – das 11:00 às 13:00 h
Workshop X Painel de Debates: Movimento Pró-Autista – Em defesa dos Direitos das Pessoas com Autismo
Implementação de Políticas Públicas Intersetoriais para o atendimento ao autismo no município de São Paulo.
Coordenação: Mediadora Dra. Marcia Montez, médica pediatra, Perita Judicial; Membro da Sociedade Brasileira de Medicina, Membro da Coordenadoria de Projetos de Inclusão da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo.
“Ações do Movimento Pró-Autista x Distribuição da Cartilha dos Direitos das Pessoas com Autismo”
Palestrante: Ana Santos Souza Ruiz – Vice-Presidente da APADE – Assoc. de Pais e Amigos de Pessoas com Deficiência e Mãe militante do Movimento Pró-Autista.
“Capacitação Profissional para atendimento ao autismo”
Palestrante: Dr. Estevão Vadasz, médico psiquiatra, coordenador do Projeto Autismo no IPq/ HCFMUSP; Colaborador do Movimento Pró-Autista e da CPI de Acessibilidade na Câmara Municipal de São Paulo.
“Políticas Públicas de Atendimento ao Autismo – Lei Municipal 15409/11″
Palestrante: Gilberto Natalini, vereador de São Paulo, Médico, Coordenador da CPI da Acessibilidade na Câmara Municipal de São Paulo – CMSP.
“Relatório de Autismo x Protocolo de Atendimento”
Palestrante: Regiane Nascimento, mãe Militante do Movimento Pró-Autista; Graduanda em Serviço Social.
“Plenária Mensal do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – CMPD
Medidas para implementação da Política Municipal da Pessoa com Deficiência”. Exposição de balanço dos trabalhos realizados pela ação conjunta entre Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
Palestrante: Luiz Carlos Bosio – assessor especial e membro da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo.
15 de abril – Domingo- das 09:00 às 18:00 h
Palestra: “Seminário Municipal de Surdocegueira de Múltipla deficiência”
Palestrante: a confirmar
Veja:
 
 
 0
Share
 

Um comentário: