"Em defesa dos direitos das pessoas com autismo"

domingo, 8 de abril de 2012

No mês do autismo Casa de David anuncia inauguração de Centro de Estudos e tratamento


A instituição filantrópica paulistana Casa de David , especializada no cuidado a pessoa com deficiência intelectual e física e ao autista inaugura em 2012 um Centro de Referência Nacional de Estudo e Atendimento a pessoa com Autismo.
Dados preliminares do Censo 2010 apontam que o número de pessoas com deficiência no Brasil é de 45 milhões, ou seja, quase 24% da população declararam possuir algum tipo de deficiência. Dentre estes, quase 3 milhões se declararam deficientes intelectuais. Entretanto o número pode ser ainda maior, já que não foram consideradas pelo IBGE patologias como perturbações, neurose, esquizofrenia e autismo. O Autismo – síndrome sem cura que afeta o desenvolvimento de atividades como interação social, comunicação e contato – segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) atinge 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Para contribuir com a disseminação de informação sobre o que vem a ser o autismo e seu tratamento, desde 2007 a ONU instaurou o dia 02 de abril como o Dia Mundial do Autismo.
No Brasil o número exato de portadores desta síndrome ainda é desconhecido, contudo estima-se que possa variar entre 2 e 3 milhões (números não oficiais). O principal problema encontrado pelo brasileiro está ligado ao diagnóstico tardio e falta de tratamento adequado, causados principalmente pela escassez de conscientização e informação da população sobre a patologia e de políticas publicas especificas para diagnosticar e tratar o paciente ainda na infância.

Casa de David: Seja um voluntário, faça sua parte!
Prestes a completar 50 anos, a Casa de David, uma das instituições filantrópicas pioneiras em assistência a crianças e adultos, pessoas com deficiência intelectual e física, pessoas com autismo, em sua maioria carentes e abandonados por seus familiares, anuncia no mês do autismo que inaugurará uma nova unidade especifica para o tratamento e estudo do autismo, no segundo semestre de 2012. Atualmente a sede, localizada em São Paulo , assiste em regime de internação 330 pessoas, sendo 30 autistas de grau elevado. A nova unidade, em construção na cidade de Atibaia com área total de 42.000 mts², atenderá inicialmente mais 60 pessoas com autismo, pretendendo chegar a 90 e será chamada de Centro de Referência Nacional de Estudo e Atendimento ao portador de Autismo. Os 90 pacientes serão instalados em residências terapêuticas e atendidos por equipe multidisciplinar especializada (médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e professores de educação física). O projeto estrutural, que é monitorado por engenheiros e arquitetos voluntários, ainda contempla a construção de piscinas terapêuticas, quadra poliesportiva e anfiteatro.
Segundo a coordenadora de Relações Institucionais da instituição Dra. Cleize Bellotto, apesar de as inscrições não estarem abertas, a nova unidade já possui uma alta demanda de pedidos para internação. Entretanto o término da construção depende principalmente de doações de materiais de acabamento como pisos, tintas, louças sanitárias, torneiras, etc e para isso conta com a ajuda da população e de empresários interessados em contribuir com a causa. Ela ainda ressalta que a instituição também pretende desenvolver atendimentos ambulatoriais, capazes de diagnosticar precocemente a síndrome, além de tratar os casos mais leves, sem necessidade de internação. “Nosso maior desafio é conseguir proporcionar qualidade e expectativa de vida aos nossos assistidos. Trabalhar suas estereotipias, fazer com que eles se comuniquem e que se desenvolvam como indivíduos sociais são as nossas motivações” finaliza.
A Casa de David em São Paulo está localizada na Rodovia Fernão Dias, Km 82 (sentido Belo Horizonte- MG). Telefone (11) 2453-6600 e site www.casadedavid.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário